Olá Pessoal!

Após a apresentação de nosso projeto, começamos a adquirir os materiais que utilizaremos. Compramos o nosso próprio Arduino 2009 há dois dias atrás. Se tudo correr bem, amanhã o teremos em mãos. Além disso, compramos alguns LED’s para testes e conseguimos emprestado do Laboratório de Física da PUC-SP materiais como o LDR e os cabos.

Para quem ainda não teve a oportunidade de ver a nossa apresentação que está disponível no canto direito do blog, nosso projeto consiste em um galpão de 8 lâmpadas no total que precisa somente de 5 dessas para manter o local aceso. Além disso, essas cinco lâmpadas precisam estar bem distribuídas. Com isso, teremos de utilizar o LDR como sensor de iluminação para saber se o local está devidamente iluminado.

Com o auxílio do simulador Fritzing, conseguimos montar o 1º protótipo do circuito de nosso projeto. Como se vê na imagem, ele é composto basicamente de LED´s de 5 mm (milímetros), resistores de 220 ohms e um LDR de 16kOmhs para ambiente iluminado e 300kOmhs para ambiente sem iluminação (como ainda não realizamos muitos testes, esses valores podem sofrer alterações durante a montagem do experimento).

Uma pequena explicação do desenho

As linhas vermelhas são fios que passam tensão continua para protoboard a partir do Arduino. As linhas azuis são fios que conectam as portas digitas nos devidos dispositivos eletrônicos envolvidos no processo. As linhas pretas são fios de alimentação que ligam a Protoboard em uma saída ground, relacionadas ao fio-terra.

Os LED´s estão ligados cada um em uma porta digital do Arduino, sendo que todos estão conectados ao ground (terra). O LDR está enviando seu sinal analógico a uma porta analógica, essa transforma esse sinal em digital e o repassa ao processo do programa. Ele se encontra inicialmente em uma fonte de 5V(Volts) a qual o alimenta independentemente do programado.

Lembrando que os resistores servem para que os LEDs de 5mm funcionem. Dessa forma a corrente não sobrecarrega o LED, fazendo com que ele queime.

Bom, este foi nosso primeiro protótipo. Provavelmente modificaremos caso haja novas requisições, contaremos todas elas a vocês.

Nós nos vemos em breve,